Durante a reunião da Comissão de Educação que aconteceu na quarta-feira (12), a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos/RS) levantou questionamentos ao Ministro da Educação sobre a situação das escolas no Rio Grande do Sul, afetadas direta ou indiretamente pelas enchentes. Ela destacou a falta de resposta do MEC a seus ofícios e abordou os tópicos urgentes para a retomada do ensino.
Uma das suas perguntas foi sobre o crédito extraordinário para limpeza e pequenas reformas nas escolas afetadas, disponível no programa Dinheiro Direto na Escola, perguntando se os recursos já foram repassados e como chegarão às instituições - via município, estado ou diretamente. Ela enfatizou a necessidade de reposição de mobiliários e livros, apontando que muitas escolas não têm como retomar as aulas sem esses materiais básicos.
Realização do ENEM
Outro ponto levantado foi a flexibilização do calendário escolar e a viabilidade do ENEM para os estudantes gaúchos, considerando que estão com atraso nos estudos e conteúdos comparado aos demais estudantes brasileiros, o que seria uma desvantagem aos candidatos da prova. A parlamentar alertou sobre a falta de estrutura para realizar o Exame e pediu uma prorrogação nacional ou específica para o estado. Além de reforçar a necessidade de uma resposta rápida e eficaz do Governo para as escolas municipais, estaduais, universidades e institutos federais no Rio Grande do Sul, prometendo continuar a luta no parlamento para garantir a atenção necessária às instituições de ensino e aos estudantes afetados.
Lembrando que o ofício foi enviado ao Ministério da Educação, por parte da deputada, no dia 21 de maio com todos esses questionamentos que ainda não haviam sido respondidos pelo órgão.
Commentaires