Após as enchentes, entre maio e julho de 2024, foram registrados mais de 27,8mil pedidos de transferência para outras escolas na rede estadual, um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados foram apresentados e discutidos em Audiência Pública promovida pela Subcomissão Especial para a acompanhar os impactos das enchentes, vinculada à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que aconteceu nesta sexta-feira (22), em Porto Alegre. O evento ocorreu com o objetivo de discutir os impactos dos eventos climáticos na educação pública do Rio Grande do Sul. Presidida pela deputada Franciane Bayer (Republicanos), que também lidera a Subcomissão Especial, reunindo cerca de 70 pessoas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Entre os dados apresentados durante a audiência mostraram que, das 2.338 escolas estaduais, 1.104 sofreram danos estruturais. Já na rede municipal, 644 escolas também foram impactadas. Só na rede municipal de Porto Alegre, passaram de 550 o número de transferências feitas entre maio e agosto. Além disso, o índice de evasão no Enem no estado chegou a 52%, o dobro da média nacional.
“Queremos tratar não somente da estrutura física, pois sabemos que as necessidades vão muito além”, afirmou a deputada Franciane. Ela ressaltou a importância de discutir ações de recuperação e soluções abrangentes para mitigar os efeitos da tragédia no sistema educacional.
A audiência contou com a presença de Aline Kerber, presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre; Elisângela Mendes, secretária municipal de Educação de Estrela; Neiva Lazarotto, representante do CEPERS Sindicato; David Freitas, superintendente de Assuntos Municipais da FAMURS; deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS; Antônio Saldanha, presidente do Conselho Estadual de Educação do RS; Guilherme Saldanha, representante da Secretaria Estadual de Educação do RS; e Radson Lima, representante do Ministério da Educação.
Planos para 2025
Entre os trabalhos que devem ser realizados pela Subcomissão da Câmara, estão as realizações de audiências públicas em todas as regiões do estado para ampliar o debate e buscar respostas às demandas das comunidades escolares afetadas.
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