Nesta segunda-feira (16), aconteceu um importante evento para a rede de apoio às pessoas com deficiência em Porto Alegre: a assinatura oficial dos termos de parceria que garantem o repasse de recursos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, conhecidas como APAEs, do Rio Grande do Sul. O montante é fruto de emendas parlamentares da bancada de deputados federais gaúchos, que se comprometeram em destinar os recursos diretamente para as Associações, no total serão 137 APAES beneficiadas.
A cerimônia, promovida pelo governo estadual contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, representantes das Apaes beneficiadas, além de parte dos deputados federais que integram a bancada gaúcha em Brasília. Franciane Bayer (Republicanos/RS) conta que destinou 2,5 milhões de reais para 18 municípios gaúchos, incluindo a capital. “O trabalho realizado pelas APAEs é fundamental para a inclusão de milhares de gaúchos que dependem desses serviços. Nosso dever é garantir que eles tenham condições de continuar prestando um atendimento de qualidade”, comentou. O recurso de 2,5 milhões de reais será distribuído entre as entidades beneficiadas de acordo com as demandas locais e o número de pessoas atendidas em cada unidade. Porto Alegre, Arroio do Tigre, Boa Vista das Missões, Bom Retiro do Sul, Cacequi, Campo Novo, Canguçu, Capão do Leão, Capela de Santana, Esteio, Farroupilha, Morro Redondo, Portão, Santa Maria, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel e Três Palmeiras são as cidades que receberão parte do valor.
Importância dos repasses
As APAEs atendem milhares de pessoas com deficiência, oferecendo serviços de educação especial, assistência social e saúde em comunidades que, muitas vezes, não têm outros meios de atendimento especializados. A destinação dos repasses permitirá a melhoria de infraestrutura, aquisição de novos materiais pedagógicos e terapêuticos, além da contratação de profissionais especializados.
Comments