A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Suicídio realizou uma palestra na Expointer, na Casa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, marcando o início das atividades do Setembro Amarelo. O evento, que aconteceu na última quinta-feira, trouxe à tona a discussão sobre a prevenção ao suicídio entre agentes de segurança pública.
A deputada federal Franciane Bayer, que também esteve presente, ressaltou a importância de cuidar da saúde mental desses profissionais, destacando que "é preciso cuidar de quem cuida". Para a deputada, ações como esta são essenciais para a valorização e proteção daqueles que diariamente arriscam suas vidas para garantir a segurança da população. Lembrando que a parlamentar foi presidente da mesma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante o seu mandato estadual.
Intitulada de "Segurança pela Vida", a palestra foi conduzida pelo Inspetor Rodrigo Cachoeira, da Polícia Civil, que destacou a necessidade de ações efetivas para preservar a saúde mental dos profissionais da segurança. A palestra contou com a presença de diversas autoridades do setor, incluindo o Delegado de Polícia Regional de Canoas, Cristiano Rescke, a Capitã Bárbara Siteneski, representando o Corpo de Bombeiros Militar, Fabrício Bianchi, da Polícia Rodoviária Federal, e o Coronel Silvio Luís Gonçalves Bittencourt, da Brigada Militar.
Com a participação ativa de autoridades e especialistas, o evento reforçou a necessidade de políticas públicas voltadas à saúde mental, não apenas como uma questão de bem-estar, mas como uma medida de segurança para todos.
Comments