Lideranças debatem políticas públicas e protagonismo feminino no 2º Encontro Nacional Mulheres Republicanas
- Comunica Franciane Bayer
- 26 de mar.
- 2 min de leitura

O 2º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado nesta sexta-feira e sábado (21 e 22), no Complexo Brasil 21, em Brasília, trouxe debates e palestras sobre o papel da mulher na política e na gestão pública. O evento, voltado para vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas de diversas regiões, teve como foco o fortalecimento e a capacitação das lideranças republicanas, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento de políticas eficazes.

Com o tema “Republicanas no Poder; Liderando o Presente, Construindo o Futuro”, a abertura contou com a participação do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (PB), da senadora Damares Alves (DF), secretária nacional do Mulheres Republicanas, da deputada federal Franciane Bayer (RS), secretária regional do Mulheres Republicanas, da 1ª suplente ao Senado, Liziane Bayer (RS) e demais autoridades. O painel “O Papel da Mulher Conservadora na Reconstrução do Brasil” reuniu a senadora Damares Alves, a ex-ministra Cristiane Britto e integrantes da bancada feminina republicana na Câmara dos Deputados – Ely Santos (SP), Rogéria Santos (BA), Franciane Bayer (RS), Maria Rosas (SP) e Antônia Lúcia – além de outras lideranças como a deputada federal Rosangela Gomes (licenciada e secretária de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro), a ex-deputada federal Aline Gurgel (AP), Fátima Peaes (ex-ministra da Mulher) e Tia Ju, vice-presidente da Assembleia do Rio de Janeiro e presidente da Unale.

Durante o debate, as participantes ressaltaram a importância de fortalecer a atuação feminina na política e ampliar as oportunidades de liderança, destacando os valores da família e a responsabilidade social. A deputada Franciane Bayer enfatizou sua rotina na Câmara e a necessidade de preservar pautas que reforcem os valores republicanos.
“Nós, mulheres, mostramos que temos capacidade de debater qualquer assunto porque vivemos isso no dia a dia. Nascemos com esse dom de ter um olhar ampliado. Esse empoderamento está em cada uma de nós. Mulheres, não precisamos ter vergonha de nos assumirmos como conservadoras que preservam o passado e as tradições, mas que têm um olhar avançado para o futuro, onde podemos agregar e fazer muito por nossa sociedade”, afirmou.
As republicanas também compartilharam, com as participantes do evento, suas experiências, os principais desafios e dificuldades da atuação parlamentar. Segundo Franciane Bayer, um dos maiores desafios que ela enfrenta como deputada é romper o estigma de que mulheres conservadoras não podem defender pautas femininas. “Quando falo de combate à violência contra a mulher, é normal que as pessoas me olhem como se isso fosse uma pauta somente da esquerda. Somos capazes de debater todos os temas reais da sociedade, a diferença é que estamos não só para fazer discurso, mas mudar a realidade na prática”, argumentou.
Opmerkingen